Artigos

Crescimento
Duas fases bem distintas.
O crescimento de seu filhote vai durar doze meses e acontece em duas fases bem distintas. A alimentação deve levar em conta a evolução da fisiologia digestiva própria da espécie felina e responder especificamente às necessidades dessas duas fases de desenvolvimento.
Fase de crescimento intenso.
Do nascimento aos quatro meses.
Nesta fase, o filhote é muito frágil e imaturo: suas únicas defesas imunológicas foram trazidas pelo colostro (o primeiro leite da mãe). Se o leite materno é insuficiente, um substitutivo (leite artificial) para filhote deve ser dado como complemento.


O gatinho multiplica seu peso ao nascer em oito vezes em oito semanas. Ele desenvolve seu esqueleto, seus músculos e seus órgãos. Suas necessidades energéticas são muito altas (200 a 250 kcal/kg de peso vivo).
Fase de consolidação.
De 4 a 12 meses.
Após o nascimento dos dentes definitivos, o filhote reforça seu desenvolvimento ósseo e muscular, e termina a evolução do sistema digestivo. O equilíbrio dos diferentes nutrientes
indispensáveis ao crescimento do filhote permanece idêntico até os 12 meses. Somente as quantidades diárias de alimento são diferentes e aumentam até a idade adulta (70 kcal/kg de peso vivo com um ano).


Do nascimento ao desmame. O recém nascido.
Os primeiros dias.
Seu gatinho exerce um verdadeiro poder de atração em toda a família, mas ele precisa de muito sono para seu crescimento.
A qualidade do sono do filhote influencia no equilíbrio e no comportamento que ele terá na idade adulta.
Um gato criado em um ambiente muito barulhento ou agitado pode se tornar nervoso e tímido na idade adulta.

O crescimento e o equilíbrio de seu gatinho dependem igualmente de sua alimentação e da garantia de suas necessidades de crescimento.
Primeiras mamadas.
Ao nascer, seu gato pesa cerca de 100g. Seu ganho de peso diário varia de 10 a 30 gramas de acordo com a raça.
Antes de 3 semanas, um gatinho continua a mamar, mesmo se não há leite. É preciso, portanto, ficar alerta com todo gatinho que, mesmo mamando regularmente , não engorde de um dia para o outro. Um suplemento de leite artificial é, então, indispensável.
Qualquer estagnação ou perda de peso é anormal: uma pesagem diária e na mesma hora é recomendada antes do desmame para checar a regularidade do crescimento.
Um sistema digestivo imaturo

Um gatinho de menos de um mês é imaturo e permanece dependente de sua mãe. Ele tolera muito mal o excesso de lactose (açúcar do leite).
O aparelho digestivo do filhote é adaptado à digestão do leite materno ou de um leite artificial. O leite de vaca, muito rico em lactose, pode provocar problemas digestivos como fezes mal formadas e diarréias.
Do desmame aos quatro meses.
O filhote.
Descobrindo o mundo.
O fim do desmame rompe a relação alimentar que une o gatinho à mãe. Ele abandona a esfera materna e ganha sua autonomia. Ele parte para a descoberta de seu território.
Seu instinto de caçador o guia. Tem seus primeiros encontros e suas primeiras experiências.
Dentes de leite e janela imunológica.

Este período é marcado pela descoberta alimentar com o nascimento dos primeiros dentes, os dentes de leite.

Quadro: Crescimento dos dentes
Tipo de dente Dente de leite
Incisivos 2-4 semanas
Caninos 3-4 semanas
Pré-molares 4-8 semanas
Molares


A partir de 4 a 5 semanas, uma transição alimentar para um alimento sólido pode ser possível, primeiramente sob a forma reidratada (misturada com leite artificial ou água), depois somente com o alimento seco.
A imunidade transmitida pela mãe desaparece progressivamente enquanto suas próprias defesas imunológicas ainda não funcionam: é a janela imunológica.
As necessidades nutricionais de seu filhote mudam constantemente.
Ele continua a perder, progressivamente, sua capacidade de digerir a lactose e tolera cada vez mais o amido.
De 4 meses a 1 ano.
O gato mais velho
Mais velho, mas ainda não adulto.
Seu padrão de sono vai progressivamente evoluir em direção àquele do gato adulto, dividido em duas fases: uma de sono leve, na qual o gato dorme com um olho aberto e uma segunda, de sono profundo.
O exercício (a caça ou o jogo) é primordial para seu filhote. Subir escadas, empoleirar, saltar, afiar as garras permite canalizar suas energias e desenvolver e tonificar seus músculos.
Seu gato também desenvolve uma linguagem com seu corpo e seus miados. Ele é mais sensível à linguagem corporal e às suas atitudes que aos sons de suas palavras.
As bases da linguagem felina
Orelhas paralelas  gato neutro
Orelhas erguidas gato colérico
Orelhas abaixadas  gato agressivo
Orelhas abertas gato feliz
Roçar o corpo  alegria, sentimento de submissão
Barriga para cima  submissão
Rabo agitado  agitação nervosa
Ronronar  contentamento
Grunhidos  intimidação
Miados pedido ou queixa

Nascimento dos dentes definitivos.
Após o nascimento dos dentes definitivos, no final dos 6 meses, as necessidades nutricionais permanecem idênticas até um ano de idade, somente as quantidades diárias aumentam.
Quadro: Crescimento dos dentes
Tipo de dente Dente permanente
Incisivos 3,5-4,5 meses
Caninos 5 meses
Pré-molares 4,5-6 meses
Molares 4-5 mese

Entretanto, esta segunda etapa de crescimento permanece crucial para o bom desenvolvimento dos ossos e da formação muscular. Mais ainda, as capacidades digestivas e enzimáticas continuam a evoluir progressivamente e ficam propícias aos problemas digestivos.