Artigos

Organize sua chegada

Um filhote acaba de chegar em sua casa e ele vai fazer a alegria de toda a família rapidamente. Porém, é preciso não esquecer que o filhote acaba de ser separado de sua mãe e de seus irmãos e que ele vai se sentir muito só quando chegar em sua casa. Você substitui a mãe dele e o criador, e é em sua direção que o novo ‘inquilino’ vai se voltar para encontrar confiança e proteção.
A descoberta de sua nova família

A descoberta de seu meio e dos membros de sua nova família é uma etapa muito importante que vai condicionar a conquista da integração de seu filhote.
Para que essa relação aconteça nas melhores condições é primordial conhecer as necessidades do filhote e estabelecer com ele, desde o princípio, um código de boa conduta.
Seu espaço de vida.
A vida de seu filhote será dividida entre as brincadeiras, a limpeza, o sono e as refeições. A fim de que ele se sinta em perfeita segurança desde sua chegada, é desejável que ele possa encontrar seu espaço, com cada objeto em seu lugar.


Área de descanso

Um local de descanso quente e confortável perto de sua sala de estar.

Área de limpeza

Uma liteira facilmente acessível e suficientemente profunda (ou fechada) para evitar que o conteúdo se espalhe.

Área para brincar

espaço no qual o gatinho pode relaxar, deve ser propício aos jogos e permitir ao filhote escalar, contorcer-se ou afiar suas unhas (poste, arranhador...).

Área de alimentação

deve ser separada da área de limpeza, deve ter duas tigelas bem separadas: uma pequena para o alimento e uma grande para a água.
Aprenda a proteger o seu filhote
A descoberta de seu novo meio, dos membros da família e dos congêneres eventuais é uma etapa muito importante que condiciona a conquista da integração de seu filhote.
Providencie um local calmo.
Não se esqueça de que seu filhote acaba de ser transportado para um meio totalmente desconhecido.
Contenha seu entusiasmo, aja com doçura e não grite. Evite passa-lo de mãos em mãos.

Crianças.
As crianças sempre tendem a gastar bastante tempo acariciando o filhote ou puxá-lo pelo rabo. Você deve explicar-lhes que o filhote não é um brinquedo e que ele precisa de bastante sono.

Outros animais.
É importante fazer as apresentações rapidamente para permitir ao filhote que se integre corretamente.
Mantenha os privilégios do cão e/ou gato antigo nos primeiros dias. No começo, sempre isole o filhote para que ele aprenda progressivamente a conhecer a casa e evite esconder-se sob os móveis.

Novos hábitos.
Os filhotes têm uma tendência desagradável de se instalar nos armários ou nas gavetas e brincar com vários objetos.
Preste muita atenção quando você fecha uma porta.
Organize os futuros esconderijos de seu companheiro a fim de evitar que ele escolha sozinho o tambor da máquina de lavar como local de repouso.
Algumas precauções:

  • Evite deixar sacolas de plástico jogadas.
  • Mantenha lixeiras e vasos sanitários fechados.
  • Proteja os aquecedores elétricos.
  • Feche a porta do forno.
  • Mantenha o ferro elétrico guardado.
  • Limite o acesso ao exterior.
Cuidando da saúde do seu filhote.

Uma boa pelagem é o reflexo da boa saúde de um gato. Um filhote começa a se limpar a partir do décimo quinto dia de vida e esta atividade toma várias horas do dia.

A toillete, um momento privilegiado.

A escovação pode se tornar um momento de trocas particulares entre seu filhote e você.
Se você banha seu gatinho, nunca utilize xampu para humanos, use um xampu especial para gatos cujo pH seja adaptado a sua pele.

Limpeza dos olhos e das orelhas.

Alguns gatos têm os olhos profundos. Você pode tirar as olheiras com uma compressa
embebida em uma loção ocular específica.
Para as orelhas, a regra básica é tocálas o mínimo possível. Se um corrimento importante e de aspecto desagradável aparecer, é indicado consultar seu médico  veterinário.

A escolha da esterilização.

A expectativa de vida de um gato esterilizado é duas vezes maior que a de um gato não esterilizado (16 anos em media, em vez de 8).
Um gato esterilizado tem menos propensão para fugir. Seu risco de ser atingido por um carro é bem menor. Quanto menos ele sai, menos se machuca. O risco de contrair doenças contagiosas é reduzido. Nas gatas, as infecções uterinas e os tumores mamários tornam-se mais raros.

Os parasitas.

É indispensável cuidar das infecções parasitárias de seu filhote e fazer, se for o caso, tratamentos contra os parasitas internos (vermes e protozoários) e contra os parasitas externos (pulgas,
carrapatos, sarnas ou piolhos).
Para maiores informações, consulte seu médico veterinário.